segunda-feira, agosto 21, 2017

Magnetite, confira o faixa a faixa do álbum novo da Banda Scalene!

A Banda Scalene acaba de lançar o novo álbum, Magnetite, e como não poderia deixar de ser, fiz um faixa a faixa comentando cada uma das músicas.



Antes do faixa a faixa, alguns comentários gerais: 


A Scalene tem como característica o preciosismo com conceito, imagem, não somente com o som. A comunicação deles é muito boa. E isso reflete muito o que fazem nos álbuns. Com Magnetite não foi diferente. O álbum está visualmente lindo.

Quanto a qualidade musical, seguem se reinventando. As músicas (todas) tem muito da Scalene. O peso das guitarras e das gritarias de Real/Surreal estão mais presentes, e muito da sutileza do Éter (primeiro e segundo álbuns da banda), com um toque Magnetite que surpreende. Se tiver que classificar de alguma forma esse novo álbum, diria que ele tem uma roupagem nova, muito brasileira. Que traz referências de onde eles cresceram a vivem, do que ouvem, do que gostam, de um modo muito original.

As letras maduras, bem pensadas, impecáveis, agora têm um peso maior em críticas, provocam reflexões, algumas incomodam. E qual é a função de uma banda de rock se não causar esse desconforto? A Scalene faz isso em Magnetite sem ser óbvia, com personalidade, com força. Muitas mensagens sendo transmitidas em melodia poética. Ao longo do faixa a faixa vocês vão poder identificar as minhas preferidas.



Faixa a faixa do álbum Magnetite


extremos pueris

A música que abre o álbum apresenta muito bem o que podemos esperar das 11 músicas que se seguirão. Ela é forte, intensa, sensível, delicada. Características que resumem o trabalho da Scalene de um modo geral.


ponta do anzol

Eu não fiz esse faixa a faixa ouvindo as músicas na ordem, e "ponta do anzol" ficou por último. Já disse tanto sobre tudo e as músicas do álbum são tão interconectadas em conceito e qualidade de letra e som que fica difícil não ser repetitiva. A música é diferente, tem um pouco de eletrônico, baixo muito marcado, e uns arranjos novos se comparados com os outros álbuns. É boa!


cartão postal

Ao som de um quase mantra que diz "vou, até onde eu aguentar", "cartão postal" me tocou. A letra tem uma harmonia com a música, elas vão se intensificando na medida. A melodia vai dançando nas ideias. Eu amo esse tipo de música, melódica sem ser grudenta, surpreendente a cada nota. E a guitarra característica da Scalene nos momentos mais delicados. Sensacional!


esc (caverna digital)

Essa tem a brasilidade aflorada, lembrando sei lá, chico Science. Um baixo que nos lembra o toque do berimbau, aquela guitarra que não sei explicar (porque não sou musicista hahaha). E esse tema da caverna digital, minha gente, casamento perfeito. "Ah se eu pudesse, eu tiraria você de mim", que letra, que melodia gostosa!


distopia

Essa a gente deveria imprimir em cartazes, fazer camisetas, enviar por email, postar no Facebook. Musicalmente Scalene, letra de crítica social. Que banda maravilhosa (tô surtando nesse faixa a faixa porque não tem outro jeito!) Olha essa letra:

Homens de terno,
podres por dentro,
e a bíblia na mão,
pregam o ódio
e a intolerância,
a cada sermão, cada sermão
usam do medo
ingenuidades
roubam de quem
pouco já tem
Falam de entrega
de sacrifícios
ônus não tem
$ó o que lhes convém
Quando alguém vai ter o peito e coragem de se posicionar do jeito?
Que o absurdo fere,
que esse crime pede,
não é como se fosse
um abuso novo,
autoridade não
se faz com oração.

Sabe... Não precisa dizer mais nada.


frenesi

Essa me parece algo experimental. É diferente de tudo e tem uns arranjos curiosos. Parece uma brincadeira de estúdio que foi levado a sério. Uma reinvenção. Ouvi-la em alto e bom som é gratificante.


maré

Uma calmaria em meio a tempestade. Quase todas as músicas são uma loucura, não necessaria pesadas, mas intensas. Maré distoa das demais. Tem a mesma pegada experimental de "frenesi", brasilidade e uma dose de calmante. É linda, sensível.


fragmento 

Rock 'n roll nacional. Não, não estou dizendo que se trata de rock anos 80 (re)conhecido como rock nacional. Estou falando de musicalidade brasileira pura em forma de Rock 'n roll. O peso na guitarra é o que nos faz lembrar que ainda é Scalene. Scalene na veia.


trilha

Uma pegada de blues e guitarras distorcidas, um ritmo meio perturbador. Os vocais sombrios completam a estranheza e beleza dessa música. A transição quase natural dessa faixa para o "Velho lobo" lembrou-me muito do que acontece no "Real/Surreal". É muito legal para quem tem o hábito de ouvir um álbum inteiro de uma vez, na ordem certa.


velho lobo

A continuidade de "trilha" eleva essa canção. Ela vem de sombria para uma intensidade que vai ganhando espaço gradativamente que nos envolve. Lembra um pouco, mas muito pouco, só no início, a Scalene do Éter. Tem uma vibe eletrônica, uns trechos diferentes que brinca com nossos sentidos. A melodia mais leve agrada.


heteronímia

Ouvindo essa música eu fiquei pensando em como a Scalene faz isso com a cabeça da gente. Não há grande diferença das músicas do primeiro álbum para esse. Mas é notável o amadurecimento dos músicos apesar disso. Parabéns especial a esse baixista criativo/maluco/perfeccionista. E esse refrão "quero resistência sem dor". Que letra!


phi - A minha preferida até aqui

Os toques agudos no piano, os solos de guitarra ao fundo, as batidas graves intensificando-se junto com a melodia das palavras. E que palavras. A letra impecável. Eu poderia dizer "inacreditável" mas a Banda Scalene sempre surpreende nesse quesito. Não é novidade, superam-se a cada álbum, a cada canção.

E com "phi" o álbum termina com gostinho de quero mais.


O álbum pode ser comprado online aqui. Faça como eu e compre, mesmo que não tenha onde ouvir, porque a banda merece! Um trabalho lindo como esse precisa ser incentivado!

E vocês podem ouvir no Scalenetube, onde eles já postaram todas os "Lyric Vídeos".

E, claro, para ouvir nas plataformas digitais: Spotify | Deezer | iTunes
Download no iTunes


E aqui, a minha favorita. O que são esses toques no piano? "perfeita simetria"




E eu já estou sonhando com a possibilidade de ter esse disco em vinil. #oremos



Pra ler mais posts relacionados, clique em #banda scalene
=P

25 comentários:

  1. Não conheço a banda e consequentemente nenhuma das músicas no enta to vou ouvir todas, estou sempre à procura de novas núsicas porwue farto-me muito rápido de ouvir sempre as mesmas ;)

    Beijinhoos,

    https://nomundodeumamulher.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que goste. Eu adoro, sou suspeita pra falar. Heheh
      Bjs

      Excluir
  2. Não sou muito fã de rock, mas acho que vou dar uma chance para essa banda por um ponto em especial que você ressaltou: gosto de coisas que nos levam a alguma reflexão, que além de nos emocionar - ou colocar para dançar - levam-nos a pensar sobre algo, muito bom!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena dar uma chance, nem que seja pelas letras! :)

      Excluir
  3. Não conheço a banda e adoro rock! Por isso vou ouvir esse album, as letras das musicas são tão lindas e profundas!
    Obrigada,
    http://fragmentslight.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. primeira vez que eu vijo um post assim, bem diferente gostei vou conferir essas músicas <3

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem ? não conheço a banda , gosto de rok mais principalmente os nacionais ,
    realmente a musica é boa , bjssss

    ResponderExcluir
  6. Vou correr pro Spotify pra ouvir. Sou mais do pop mas um rock as vezes cai bem. Do Super Star eu curti o Super combo. As letras são bem divertidas. Ótima dica! Bjos
    Danielle Novaes

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a banda, nem as músicas. Gosto de estar conhecendo novas músicas sempre! Gostei também de como relatou o que seria cada músicas, bem original! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Não conheço a Banda Scalene mas o novo álbum dá banda está incrível as músicas. As músicas são lindas, gosto muito de músicas que tenha sons de guitarra. Foi um prazer conhecer a banda, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a banda , que legal , gostei muito não é bem meu estilo mais adoro conhecer novas musicas

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    Não sou muito fã de rock mas já havia ouvido alguma música dessa banda e gostei bastante fiquei feliz em saber que tem música nova afinal e sempre bom ter opções a mais para colocar na playlist.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza!!! hehe
      Bjs, obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Olá flor, tudo bem?
    Conheço a banda, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer o trabalho deles. Gostei muito do post, achei bem legal você falar um pouco de cada música. Vou escutar para ver o que eu acho do som, mas já gostei das letras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia a banda mas é sempre bom ouvir vozes novas não é mesmo? Fiquei pensando na possibilidade de criarem um vinil. Sempre vou num sebo e eles tem um toca discos amo ouvir músicas lá. Tem disco da Madona e Michael Jackson. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo saber que já está disponível em todas as plataformas digitais. Eu vou ver se eu posso assistir espero que sim, vai ser agora. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  15. Hello!
    I liked the post hehe :), I just discovered your blog and I keep following it, would you follow me back?
    A hug

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...