quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Resenha: Sherlock Holmes, Um estudo em vermelho

Terminado Caim, do José Saramago, voltei a minha programação de leitura. Há algum tempo estava querendo ler as aventuras de Sherlock Holmes, e finalmente li o primeiro capítulo: Um estudo em vermelho,de Sir Arthur Conan Doyle sobre o qual quanto agora as minhas impressões.



Um estudo em vemelho

O livro é, como soube, o mais indicado para iniciar a leitura dessas histórias, visto que é onde Sherlock Holmes conhece Dr. Watson, o qual, vendo o talento do detetive não ter o devido reconhecimento, muito menos crédito, resolve escrever sobre os casos e traze-los a público.

E o início é até corriqueiro, principalmente para quem assistiu a série da BBC (meu caso), ou filmes que tem aos montes por aí (os quais nunca assisti, mas imagino que contem essa história inicial). Feitas o encontro dos dois, contados os primeiros dias, eis que o primeiro caso aparece e mergulhamos no mistério junto com os personagens até o seu aparente desfecho, que surpreende por deixar pontas soltas.

Parte II

Uma nova história começa, aparentemente nem um pouco relacionada com os casos de Sherlock, quando de repente as coisas começam a fazer sentido. Fiquei fissurada, aproveitando cada tempo livre pra ver pra onde a história seguiria, e ficava tentando imaginar como seria o desfecho. Aqui obviamente não posso entrar em detalhes, para não soltar spoilers. Então, se tu que pensa em ler o livro está lendo essa resenha, quando chegar nessa parte, acredita e segue lendo, vai valer a pena.

Essa segunda parte aos poucos vai se conectando com o caso em Londres e ao final Sherlock conta como solucionou o caso. No final queria ver como ele explicaria tudo. E cada argumento para as suas deduções vão completando as lacunas e acabando com as tais pontas soltas que mencionei antes. Então não chega a ser chato, pelo contrário, a gente vai relembrando e conferindo mentalmente que as informações batem. É muito legal.

E por fim, o que posso dizer dessa obra é que, de fato, o autor foi muito feliz com a sua criação. Ao terminar a leitura em 4 dias entende-se porque esses personagens sobrevivem até hoje nutrindo o universo pop/geek.

Um salvo de palmas especial para a escrita que é maravilhosa, a tradução muito boa. Depois de ler Saramago naquele estilão de contar história sem pontos, ler um texto em português corretíssimo e bem empregado foi um alento para minha alma (exagerada?! Imagina...).

Acho que fica claro que sim, indico e recomendo a leitura a todos que gostam de ler ficção/mistério.  Eu já quero ler todos os outros que tenho aqui dessa coleção.

=P


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...