quinta-feira, junho 11, 2015

Iris não representa a banda Goo Goo Dolls

Quando se pensa em Goo Goo Dolls todos imaginam uma banda de pop rock romântico por causa do maior sucesso da banda, a música Iris, que é trilha sonora do filme "A Cidade dos Anjos", ou "Name", que são algumas das mais conhecidas. Mas, quem parar para ouvir a discografia da banda vai ter uma grata surpresa. Eles têm diversas influências, punk, hard rock, um pouco de metal e até um pouco de pop, mas definitivamente não se trata necessariamente de uma banda de músicas românticas.

Quem quiser ouvir online, tem Spotify, alguma coisa no Deezer e o Soundcloud da banda.

Volta e meia bate a insônia e eu aproveito o tempo "livre" ouvindo música. Geralmente escolho bandas que eu gosto muito, ou procuro algo mais calmo. Normalmente caio em Queen ou Stornoway, sendo a segunda a mais pedida, já que junta o que eu gosto em músicas perfeitas para ouvir no silêncio da noite. 

Pois bem, eis que numa dessas noites resolvi colocar Goo Goo Dolls, com a ideia de que teria momentos de tranquilidade até que o sono finalmente viesse. Como sempre faço com bandas que não conheço direito, coloquei no primeiro álbum (sempre acredito que neste trabalho vou encontrar a "essência" da banda), e foi o que eu fiz desta vez. E  para a minha surpresa, as horas de música que se seguiram não tiveram um só minuto de tranquilidade. Isso até me tirou o sono (que eu já não tinha), fiquei pensando em todo esse tempo que discriminei um título (no caso Goo Goo Dolls) por acreditar que o som não me interessaria.

Então ficou assim: os primeiros álbuns são muito barulhentos e muito bons. Um pouco de metal, um muito de punk e paulera, um pouco de gritaria, tem até uns blues perdidos no meio. As músicas vão amolecendo e tomando essa forma mais pop no "A Boy Named Goo", que ainda é bom, e desanda de vez em 1998, com o "Dizzy Up the Girl", álbum da famigerada "Iris". 

Tentei encontrar um suposto motivo para uma mudança tão radical e a única diferença encontrada foi a troca do baterista, George Tutuska, que ficou na banda até 1998. Fora ele, a formação da banda segue a mesma, inclusive o vocalista Johnny Rzeznik (que também é guitarrista), o que é inacreditável, porque a sonoridade da banda mudou bastante de 1987 até os dias de hoje.

A banda hoje é classificada como pop rock alternativo, e esse último atributo só pode ser por eles estarem um pouco fora dos holofotes, mas também não gravam um álbum de estúdio desde 2013. E a última aparição é no álbum "Finding Neverland", uma coletânea com versões pop das canções do musical da Broadway. A faixa tocada por Goo Goo Dolls é “If The World Turned Upside” (Ouça aqui!).

E para provar que eu não estou mentindo, deixo aqui algumas amostras dessa fase louca da banda - os anos 80 mostrando, como sempre, que foram os melhores!



Começando com muito barulho, "I'm Addicted" - 1987




E que tal essa, "Up yours", do álbum Jed - 1989.



E essa é muito boa também, "On your side", do álbum Hold me Up - 1990.




Quem quiser acompanhar mais da banda, segue o link do canal no Youtube.

2 comentários:

  1. Goo Goo Dolls é uma das poucas bandas alternativas que eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mais depois de ouvir os álbuns menos conhecidos. :)

      Excluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...