sexta-feira, março 13, 2015

Gerard Way e seu Hesitant Alien

Só hoje, quase seis meses depois do lançamento, parei pra ouvir com calma o álbum de lançamento da carreira solo de Gerard Way (My Chemical Romance) o famigerado "Hesitant Alien". Estava pensando em resumir minha avaliação num tweet, mas não me contive, e aqui estou: quebrando o silêncio de meses no blog pra falar de música. Mas não de qualquer tipo de música, e sim daquele estilo que 50% da população desconhece, e uns 49% que até conhece, despreza.

Gerard Way "fechou" o My Chemical Romance, foi se dedicar aos quadrinhos, sua paixão, mas não por muito tempo. Os fãs da banda não o deixaram, e parece que a ligação com a música também não. Daí, em vez de ligar pra galera e tentar reunir a banda, ele resolveu lançar um projeto solo. Eu curto alguns álbuns do MCR, eles têm músicas geniais, incríveis e coisa e tal. E odiei a ideia desse projeto solo desde o início.

E o resultado, esse tal de Hesitant Alien, a primeira ouvida, lá em setembro, bem como a comunicação nas mídias digitais que o Gerard iniciou me deixou meio desconfiada. Não gostei! Mas os fãs estavam todos lá, vibrando, e vieram os shows. E veio o personagem "Lola + G", uma simpatia de urso cor de rosa. Nunca fui buscar a origem disso, nem sei direito pra que serve, mas a Lola é um show de simpatia no Twitter, interage com os fãs e coisa e tal.

Mas, vamos ao som! Afinal era pra isso que serviria esse texto. Pode-se dizer que esse álbum revela um Gerard Way Mega Indie, se cortarmos "Millions" da lista. Essa música em especial é meio boba. E quando eu estava torcendo o nariz pra essa carreira solo, ela apareceu e eu tive certeza de que não valeria a pena. MAS, por sorte o álbum tem 11 músicas, e as outras são bem mais interessantes. Action Cat (minha preferida), Zero zero, No shows... São legais.

Entretanto, vale lembrar que de som indie o mundo está cheio, e todos meio que se parecem. Isso, por si só já seria um ponto negativo. O estilo indie é meio repetitivo em Hesitant Alien, trás pouca singularidade. Além disso, o mais legal da "personalidade até então conhecida" do Gerard Way era a voz, ele sempre foi muito competente nisso com o "My Chem", e isso ficou de lado pra atender esse estilo indie de voz desfocada, perdida em ruídos. E foi algo que me chateou um pouco.

O que esperava era um pouco de rock, um pouco da gritaria e das melodias dos tempos de My Chem - como em Juarez (faixa 7). E o que veio foi algo novo e bem diferente. Não é ruim, e estou ouvindo o álbum pela terceira vez. Mas, é inevitável a comparação.

Esse prazer de ouvir um pouco do My Chemical Romance está no álbum do Frank Iero, sobre o qual, talvez, eu venha a escrever depois. O projeto Frank Iero and the Cellabration é incrível e merece atenção!

Pra encerrar, deixo o áudio oficial de Action Cat e, pra não desmerecer o trabalho, uma apresentação ao vivo da música, que mostra como o Gee consegue ser bom apesar do tempo! :´D

Ao vivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...