sábado, setembro 13, 2014

Como fazer o processo Svchost.exe parar de travar o pc

Tenhum um netbook da HP com Windows 7 há uns dois anos, e de uns meses para cá vinha tendo problemas com o arquivo Svschost.exe travando o sistema. Isso acontecia porque ele abria várias sessões diferentes, e uma delas ia aumentando o consumo da memória RAM a ponto de não conseguir rodar mais nada. O que fazer pra resolver se encerrar a atividade pelo Gerenciador de Tarefas não resolve?

Hoje encontrei a solução e fiquei impressionada com a facilidade. Mas antes, algumas observações:


1º - É importante explicar o que é o famigerado  Svschost.exe:
Segundo o site de ajuda da Microsoft trata-se de um "processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe."
Na prática ele cria um arquivo de log, e pelo que entendi, conforme esse arquivo vai aumentando, o bom e velho rwindows vai se perdendo e gera todo o transtorno, travando o sistema, ou deixando tão lento que não conseguimos usar qualquer outra aplicação.

2º - Nas minhas pesquisas vi casos em que um malware consegue se hospedar no Svschost e, da mesma forma, tornar o uso da máquina uma tortura. A solução para esses casos é a mesma.

3º - O processo é simples, exige apenas que se reinicie a máquina no modo de segurança para poder mudar os arquivos que são usados pelo svschost. Para quem não sabe, para reiniciar no modo de segura basta pressionar a tecla F8 enquanto o sistema ainda está na "tela preta" (pra usar uma linguagem bem comum e acessível). Se não conseguir isso se mata? não, desliga o computador direto no botão, sem ir pelo caminho "Menu iniciar>> Desligar..." Quando reuniciar vai ficar naquela tela preta perguntando se você quer inicializar normalmente ou no "Modo de segurança". Pronto!


A Solução:

- Ao reiniciar o sistema no modo de segurança, localize a pasta "SoftwareDistribution". Ela fica dentro de: C: >> Windows
- Renomeie esse arquivo adicionando ".old" no final.
- Ainda na pasta Windows, localize o arquivo "WindowsUpdate.log";
- Renomeie esse arquivo, adicionando ".old" no final.
- Reinicie o sistema normalmente. FIM!


O que acontece ao mudar esses arquivos?

O windows cria uma nova pasta, um novo arquivo de log, e com esse processo o serviço volta a funcionar como deveria, sem atrapalhar muito a vida do "usuário".

Bom, eu não sou a pessoa mais inteligente desse mundo e, obviamente, não descobri isso sozinha. Fui salva pelo youtube, por um vídeo postado por outra pessoa que descobriu e teve a feliz ideia de compartilhar no vídeo: Como fazer o processo Svschost.exe parar de travar o pc. [a internet é linda]

A pessoa que gravou o vídeo tinha Windows XP, então acredito que vá funcionar para qualquer versão. Caso você tente, comenta aí o resultado. ;)


O fim da história

Cansei de tentar, testei diferentes dicas para resolver esse problema, e acabei formatando e reinstalando o sistema. Está como novo. Fica a dica. Se o svshost voltar a incomodar, mesmo depois de fazer esses procedimentos, formate! Rápido e fácil.

Ah! E leiam os comentários. Tem muita gente que ainda usa o Windows 7 e o problema persiste. O pessoal tem visitado o post com frequência e deixado outras dicas. Obrigada, gente!



Compre Informática na Amazon

52 comentários:

  1. Muuuuuito obrigaduu *-*
    Salvou meu dia kkk

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oii! Funcionou no seu computador? Conta aí! :)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Impressionante.
    Simples e muito eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Allan.
      Isso funcionou mesmo pra você? Qual a versão do Windows que você usa?

      Excluir
    2. Funcionou sim, windows vista.

      Excluir
  4. Anônimo2/5/15 23:13

    Obrigado colega, mais de 8 horas na internet pesquisando e só voce deu a informaçao correta, parabens.

    ResponderExcluir
  5. valeu mesmo! tav Tentando resolver isso a uma semana

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá,
      O meu é o Win7 (Home Basic) e essa dica foi dada por uma pessoa que estava com o Win8. Então, acredito que sirva tanto para uma quanto para a outra versão. Testa, porque pior do que está não vai ficar. (eu acho)

      Excluir
    2. eu nao consigo renomear fala que essa pasta esta em uso oque eu faço? ;-;

      Excluir
    3. acho que é obrigatório abrir em modo de segurança.
      tente novamente fazendo do zero!

      Excluir
  7. Funciona com o Windows 7 últimate?
    Help Help Help

    ResponderExcluir
  8. A situação no meu PC tá tão caótica que quando eu entro no modo de segurança ele desativa o teclado e o mouse só pra eu não poder fazer nada. Pior é que nenhuma das vezes que eu formatei ele resolveu o problema. Tá osso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa!!! Daí não é só o Svchost então... Que pena! =/
      Depois que eu formatei o meu está quase normal. Agora veio outro problema para assombrar, mas acho que é problema de "junta". Tá na hora de trocar.

      Excluir
    2. quando o pc não volta ao normal mesmo depois de formatado, é bem provavel que seja alguma peça danificada, geralmente é o HD, peças mecanicas costumam dar problema dentro de 5 anos ou antes conforme o uso, uma sugestão é instalar um ssd, isso dá um baita folego pro computador.

      Excluir
  9. Anônimo7/7/15 22:40

    W 7. Painel de controle - ferramentas administrativas - serviços - superfetch - coloquem em parar, em modo de iniciar, coloquem desativado e deem OK. Problema resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Eduardo. Eu não tenho mais como testar isso, porque formatei o note. Espero nunca mais ter esse problema até aposentá-lo de vez! ;)

      Excluir
    2. Funcionou pra mim... obrigado!

      Excluir
    3. Mano salvo facil e rapido de resolver ...

      Excluir
    4. Cara vc está redondamente enganado! O prefetch ou superfetch tem que ficar no Automático, caso contrário a sua máquina vai ficar uma carroça para inicializar! Até a pasta prefetch não pode limpar, vc pode remover apenas o prefetch antigos que inclusive alguns programas de otimização limpam. Até o Advanced Sistem Care, se vc for ativar para limpar o prefetch ele avisa para não fazer essa operação. O próprio CCleaner limpa somente o prefetch antigos. O melhor otimizador que existe que é o Ashampoo WinOptimizer, se o prefetch estiver desativado ou manual ele coloca em automático. Eu estou respondendo para vc, porque eu já fiz o teste e comprovei, que o prefetch ou superfetch se não estiver em automático a inicialização fica muito mais lenta e com algumas instabilidades no pc.

      Excluir
    5. Tenho Win7 Ultimate e depois desta dica meu PC travou várias vezes. Tive de refazer tudo e restartar, voltou ao normal

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Mapas astrológicos: Não tentou renomear novamente, voltando ao nome antigo? Ou não deu certo também?

      Excluir
  10. Fiz no Windows profissional x86 de 32 bits, mais continuou lento a entrado do sistema, só fica rápida quando coloca os serviços básicos de diagnóstico do Windows, ae ela funciona rápido.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente boa noite dani e galera. Meu problema aki e diferente. Esse arquivo fica consumindo minha Internet já fiz de tudo mais nada. Agora que vi esse tutorial de fiz aki nesse exato momento depois venho aki dizer os resultados.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Você me salvou! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Como complicam coisas descomplicadas! Entre pesquisar, serviços locais, Windows Updade, dê dois cliques que vai abrir a janela, coloque em desativado, mas não esqueça de clicar em abaixo do "status de serviços" PARAR. Ok, mesmo assim, ao conectar online, muitas vezes ele volta, a ficar com o status de serviços INICIANDO, e vc tem que ficar entrando em serviços locais e clicando em PARAR. E infelizmente o Windows Update come muita memória, e a grande verdade é que não é necessário ficar atualizando, principalmente pcs e notes que usamos em casa. E se a chave do windows for pirata eles podem inclusive além da mensagens chatas enviar arquivos para danificar o seu pc. Hoje não tem necessidades de atualizar o windows 99% das atualizações é só pra "encher linguiça", hj tudo é atualizado manualmente, navegadores, programas etc.... e sobre a segurança que eles tanto falam, pra quem desenvolveu um antivírus como aquele da microsoft não tem nenhum moral para falar em segurança. A nossa segurança é instalar um bom antivírus, infelizmente tem que ser pago, como o ESET por exemplo. Mas para finalizar, e se vc nunca mais sequer ouvir falar em atualizações, inclusive o link para as atualizações vc sequer vai conseguir abrir, ao menos que vc desfaça as configurações que vc vai aprender, e é muito fácil. O vídeo do tutorial, é de um windows XP, mas vale também para o Vista e o 7, o * eu não sei, pois o meu note e pc é 7. Clique e siga as etapas desse tutorial no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ZCw97PMnQr0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente para complementar o meu comentário, sobre o tutorial do youtube, ao fazer esses procedimentos, vc vai verificar que acima tem a opção de vc continuar configurando, vc pode continuar as etapas desativando todas, são todas relativas a atualizações. Mas também sabemos que o windows é uma praga teimosa, é sempre bom abrir o Gerenciador de tarefas para conferir se está tudo ok com o consumo de cpu e memória física, caso contrário é bom entrar nos serviços locais para verificar. E também Desativar ou colocar em Manual todos os programas e aplicativos que não são necessários iniciar com o windows, mas antes pesquise um por um na internet.

      Sobre o Windows Defender (que não defende nada) e que infelizmente já vem instalado e não tem como remove-lo definitivamente, se vc tem outro antivírus, abra o Windows Defender, ao abrir o antivírus entre nas configurações e clique em desativar. Logo após, vá em Pesquisar, digite Serviços locais, procure pelo Windows defender, dê dois cliques e coloque em desativado e clique em aplicar, se vc já fez os procedimentos anteriores, provavelmente o status de serviço já estará em parado, mas caso não esteja clique em PARAR. feito isso, para vc conferir se o WD realmente está inativo, clique em iniciar, que vc vai ser informado que ele realmente está inativo. Espero ter contribuído.... Abraço a todos.

      Excluir
    2. Essa opção mais simplificada acredito que seja do Win8 e não funcionou pra um amigo. Mas, windows, né? Sempre pode funcionar pra uns e não pra outros.

      Excluir
  14. olá Anonimo, o que você escreveu sobre o Windows Update vem acontecendo comigo, eu desativo ou deixo manual na janela de Serviços(services.msc), e mesmo assim ele inicia sozinho por algumas vezes, sabe me dizer se isso e defeito do meu PC? ou é bug do Windows mesmo? valeu, abraço

    ResponderExcluir
  15. Valeuuu!!!! salvou meu dia já ia formatar meu PC.

    ResponderExcluir
  16. caraca, nunca faço comentários, mas valeu pela ajuda viu?? kkkk muito simples e prático!! tudo ok!! valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, o segundo arquivo deve ficar como WindowsUpdate.log.old ou WindowsUpdate.old?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apago os arquivos, quando vc troca a extensão eles deixam de ter função e o Windows cria outro automaticamente ao reiniciar o sistema.

      Excluir
  18. Vlw,tava procurando como consertar isso faz 2 meses

    ResponderExcluir
  19. Vocè não é Advogado de certeza! senão tentava sugar primeiro, grato amigão, assim é que é ajudar o pessoal, sem vaidade, sem complicação, tudo bem explicado.
    Um grande bem aja para si.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Dani. Amanhã irei realizar esse processo pra ver se melhora meu pc, tá com vários arquivos com esse nome de svchost.exe. Lembrando que meu pc é um I3 de 8 gb de ram, processador 3.20 ghz. Depois que eu fizer o processo lhe informo se melhorou ou não. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  21. Nao estou localizando os arquivos a serem renomeados em C:>> WIndows

    Tenho XP
    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. sei de um jeito infalível de resolver o problema!
    abra o menu iniciar
    na barra com nome de "pesquisar programas e arquivos" digite: services.msc e aperte a tecla enter
    3.vai abrir uma janela com muitos nomes, na lista procure por WINDOWS UPDATE dê um clique duplo sobre o nome, vai abrir outra janela
    nessa janela em TIPO DE INICIALIZAÇÃO vai estar AUTOMÁTICO mude para DESATIVADO
    em STATUS DO SERVIÇO clique em PARAR, depois para salvar o que você fez clique em aplicar e em ok

    depois de fazer isso o windows update sera desativado e o processo svchost voltará ao normal
    depois de fazer isso nunca mais tive esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei se vai dar certo no meu a sua forma de solucionar esse problema amigo. Eu tentei a sua forma e nao a da Dani, mas espero que funcione a sua ideia

      Excluir
    2. No meu win7 ultimate, não adiantou desativar o windows update.

      Excluir
  23. que tela preta, no meu não aparece isso infelizmente! o que posso fazer agora

    ResponderExcluir
  24. Alguem com W10... que fez e funfouuu;...??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Win 10 não tive esse problema. Nele incomodam mais as atualizações.

      Excluir
  25. meu windows 10 fiz mais n funcionou meu svchost puxa 50% da cpu :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Viu a resposta do Rodrigo?
      "galera o meu problema era windows corrompido baixei um novo e formatei meu pc e ficou 0 bala"

      Excluir
    2. https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10 BAIXA O WINDOWS AQUI

      Excluir
  26. galera o meu problema era windows corrompido baixei um novo e formatei meu pc e ficou 0 bala

    ResponderExcluir
  27. no win 10 é mais facil ainda de resolver

    ResponderExcluir

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...